PUNÇÃO ASPIRATIVA POR AGULHA FINA – PAAF DE NÓDULO CERVICAL, EM TIREÓIDE E EM MAMA
DESCRIÇÃO
A PAAF (Punção Aspirativa por Agulha Fina) é um procedimento médico simples e minimamente invasivo, realizado com o auxílio da ecografia para maior precisão.
PROCEDIMENTO
O médico utiliza uma agulha fina para coletar amostras de células de nódulos ou massas cervicais, das mamas e da tireoide, que posteriormente serão encaminhadas pelo próprio paciente para um laboratório de patologia, a fim de analisar a amostra e diagnosticar possíveis doenças.
Habitualmente é rápido, causa pouco desconforto e não exige internação
ORIENTAÇÕES
Caso o(a) paciente faça uso contínuo de anticoagulante, recomenda-se contato com o médico que o prescreveu, para avaliar a possibilidade de suspensão dessa medicação 48 horas antes e 24 horas após a realização da PAAF.
É necessário apresentar o pedido médico e exames anteriores para a realização do procedimento.
PÓS-PROCEDIMENTO
Não é necessário mudança significativa da rotina após a realização da PAAF, como afastamento do trabalho e restrição de alimentos.
Recomenda-se evitar esforços físicos, tais como academia de musculação, prática de esportes e treino em esteiras, nas 24 horas após o exame.
Aplicar compressa local de gelo nas 12 horas seguintes ao procedimento, por cerca de 10 minutos, repetidas 4 vezes no período, sempre protegendo a pele com algum tecido.
Possíveis efeitos colaterais incluem leve desconforto ou pequenos hematomas, que desaparecem em pouco tempo.