Dores constantes nunca são normais. Nos ombros não pode ser diferente. Existem vários tipos de dores e incômodos. Dificuldade de levantar os braços, cansaço ao fazer esforço e formigamento são queixas comuns em qualquer idade. Em algumas situações é possível descobrir a causa da dor através de exames de imagem, como a ecografia músculo-esquelética, e assim tratá-las.
A ecografia de ombro avalia as estruturas que compõem e dão estabilidade a essa parte do corpo, pode diagnosticar problemas pontuais, chamados de agudos ou recorrentes, que são os crônicos. São de origem, normalmente, traumática ou por esforço repetitivo. O diagnóstico pode acusar:
– bursite: uma das principais causas de dor nos ombros e consiste na inflamação da bolsa sinovial, que é um amortecedor entre o tendão e o osso.
– tendinite: inflamação no tendão, normalmente recorrente. Na fase aguda há aumento da espessura do tendão e edema. Na fase crônica ocorre calcificação e uma eventual redução da espessura do tendão. Esse problema, além da dor, traz redução de mobilidade do ombro.
– ruptura de tendão: ocorre quando há o rompimento de um ou mais tendões. A ecografia possibilita identificar o tipo de ruptura, se total ou parcial, e assim relatar a gravidade do caso para planejar o tratamento adequado.
– derrame articular: acúmulo de líquido em um articulação. Normalmente é provocado por pancadas, quedas, infecções ou doenças articulares crônicas.
– artrite: inflamação de uma ou mais articulações, causando dor e rigidez. Se não tratada corretamente a artrite pode se agravar.
– alterações dos ligamentos: estiramento e rupturas.
A ecografia de ombro é um processo indolor. Leve sempre exames que foram realizados anteriormente e forneça ao médico as informações que julgar necessárias. É de extrema importância procurar um médico da sua confiança logo que sentir as primeiras dores. Medidas preventivas e diagnóstico precoce aumentam ainda mais as chances de um tratamento mais eficaz com a cura do problema.
r
A ecografia em geral é muito importante para prevenção e diagnóstico de diversos problemas de saúde. A ecografia é um exame que não possui reações, contraindicações ou cuidados específicos após a sua realização, além de ser um processo indolor, não invasivo e que não utiliza radiação.
Continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro de notícias, novidades e dicas sobre saúde em geral. Precisando marcar uma ecografia de articulação? Clique AQUI e faça agora mesmo.