Aquele dorzinha chata que persiste durante o dia, parece que sua bexiga está cheia e na hora de fazer xixi, apenas uns pinguinhos e muita dor. A infecção urinária é incômoda e demanda muita atenção, principalmente se for o caso de infecção urinária de repetição. Mas, o que é isso? É considerada infecção urinária de repetição, quando o paciente tem dois ou mais episódios em um intervalo de 6 meses, ou três ou mais em um ano.
A infecção urinária acomete, principalmente, às mulheres e nesse caso não costuma estar relacionada a nenhum problema anatômico. Ao contrário do que acontece com os homens, que em sua maioria têm a doença relacionada à algum problema estrutural nas vias urinárias.
Quais são as principais causas da infecção urinária de repetição?
A cistite, que é um processo infeccioso da bexiga, é uma das causas. Os sintomas clínicos são ardência na uretra na hora de fazer xixi, aumento da frequência urinária, urgência em urinar e em alguns casos, dor na parte inferior do abdômen.
via GIPHY
Estudos mostram que cerca de 30% das mulheres terão pelo menos um episódio de cistite bacteriana até os 25 anos e quase 50% delas terão pelo menos um episódio durante toda a vida.
Fatores que levam à infecção urinária:
– Quantidade de bactéria que chega até à bexiga via uretra,
– Virulência bacteriana que é a capacidade da bactéria de causar infecção,
– Uma inadequada atuação da imunidade local (região perineal e vaginal) e sistêmica dos pacientes.
Mas atenção! As bactérias que causam a infecção não vivem no trato urinário. Elas estão no trato gastrointestinal e ao redor do ânus. O contágio se dá quando as enterobactérias migram da região perianal e colonizam a região perto da uretra.
As mulheres que são acometidas por infecção urinária de repetição apresentam sua região periuretral mais suscetível à colonização das bactérias. De acordo com pesquisadores, essa predisposição parece ter origem genética. É comum que a mulher que tenha esse problema tenha algum parente próximo que também sofra com esse tipo de infecção.
Além da maior pré-disposição genética, alguns fatores ambientais também costumam estar presentes nas mulheres que têm cistite de repetição. Entre os fatores de risco mais comuns, podemos citar:
– Uso de substâncias que contenham espermicidas,
– Ducha vaginal,
– Maus hábitos de higiene após evacuar,
– Excesso de higiene íntima,
– Diabetes mellitus,
– Menopausa
Continue acompanhando o nosso blog para saber mais novidades sobre saúde. Marque seu exame com nossos médicos especialistas, clique
AQUI.