Ecodoppler de artérias carótidas: o que é e para que serve?
03/10/2018
Ecografia de articulação: o que é e para que serve?
18/03/2019

Ecografia com doppler: o que é e para que serve

O nome soa estranho e algumas pessoas ficam tensas ao ver no pedido de exame a palavra, mas o procedimento é simples e indolor. A ecografia com Doppler é feita para avaliar o fluxo de sangue em um determinado órgão ou parte do corpo, para investigar suspeita de estreitamento, dilatação ou oclusão de um ou mais vasos sanguíneos.
A ecografia com Doppler é um exame simples, seguro, não invasivo
Como é feito a ecografia com Doppler?
Esse é um exame simples, seguro, não invasivo e de suma importância para diagnóstico e  avaliação da eficácia de tratamentos de patologias diversas. Assim como a ecografia convencional, o estudo Doppler é realizado com aparelho capaz de emitir ondas sonoras as quais atingem o tecido e retornam como um eco e assim convertido em imagens. O Doppler vai além pois ele identifica e visualiza o fluxo de sangue no local.

via GIPHY

Quem deve fazer a ecografia com Doppler?
Como todos os exames, a ecografia com Doppler deve ser feita de acordo com a orientação de seu médico. Casos suspeitos de trombose, aneurismas, por exemplo devem ser monitorados com a ajuda da ecografia com Doppler.
As gestantes  frequentemente recebem  solicitação desse exame, que tem o objetivo de avaliar os vasos e a velocidade do fluxo de sangue do cordão umbilical e da placenta. A ecografia com Doppler fetal observa se há alguma alteração no fluxo sanguíneo para o feto, de maneira a programar a melhor forma ou o momento certo para o parto.
A ecografia com Doppler fetal observa se há alguma alteração no fluxo sanguíneo para o feto
Principais tipos de ecografia com Doppler:
  • dos membros inferiores – permite avaliar a presença de alterações no fluxo das veias. Investigação de insuficiência venosa crónica, mais conhecida como varizes ou a trombose venosa profunda. Além disso, é possível avaliar alterações arteriais da mesma região, como a presença de placas ateromatosas, calcificações vasculares, doença arterial periférica (DAP).
  • das carótidas – avalia os vasos arteriais cervicais, nomeadamente as artérias carótidas comuns, internas e externas e as artérias vertebrais. Nesse exame é possível identificar a presença de placas de ateroma e eventuais estenoses vasculares.
  • cardíaco – sugerido por cardiologista, permite complementar o estudo de Ecocardiografia, com a avaliação do fluxo intracardíaco, importante sobretudo nas doenças valvulares.
  • visceral – avalia diferentes órgãos abdominais, como o fígado (Doppler hepático) ou os vasos renais ou dos rins (Doppler renal).
  • testicular – verifica se há alterações no fluxo testicular, sejam o aumento por inflamação (orquite-epididimite) ou a ausência deste (torsão).
  • transcraniano – é utilizado na avaliação das artérias cerebrais.
Continue acompanhando nosso blog para saber mais novidades e dicas sobre saúde. Quer marcar um exame? Clique AQUI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp