Ecografia de articulação? Será que o médico não se enganou? Não seria raio-x ou tomografia? Pois é, é muito comum as pessoas estranharem o fato de receber uma solicitação de ecografia de uma das articulações, como punho, quadril ou ombro. O fato é que é bem mais comum do que se pensa fazer uma ecografia músculoesquelética.
Esse tipo de ecografia tem como objetivo avaliar a área solicitada para investigar inflamações nos tendões, ou seja, tendinite, a presença de possíveis cistos, o excesso de líquido, inflamação na articulação ou nas bursas (bursite) e ruptura de tendões. O exame, normalmente, não causa dor ou desconforto, a não ser que o paciente esteja sentindo dor só com o contato.
Além de todas essas patologias que podem ser diagnosticadas pela ecografia, o estágio inicial da artrite reumatóide também pode ter nesse tipo de exame um aliado. Essa é uma doença inflamatória crônica, sistêmica, de causa desconhecida e que resulta em dano estrutural cartilaginoso e ósseo.
A ecografia de articulações se tornou uma aliada para médicos e pacientes ao poder complementar os tradicionais recursos de avaliação clínica daqueles com doença nos ossos, assim temos mais precisão para tratamentos e acompanhamento adequados.
Em especial, na reumatologia, um diagnóstico precoce é extremamente importante para controle da dor e/ou redução de sequelas.
Segmentos estudados por ecografia músculoesquelética:
– Ombro
– Cotovelo
– Punho
– Mãos
– Quadril
– Joelho
– Tornozelo
– Pés
– Grupos musculares
– Estruturas superficiais em geral
Continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro de notícias, novidades e dicas sobre saúde em geral. Precisando marcar uma ecografia de articulação? Clique AQUI e faça agora mesmo.